Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Meu pai, um homem inteligente

Pai, uma saudade apertada de ti

Meu pai era um homem muito inteligente, um homem bom, que além de gostar de aprender, tinha um imenso interesse pela leitura, seja qual fosse, ele ajudava sem pedir nada em troca, apenas por querer ajudar, tinha suas convicções e as defendia com inteligencia, educação, nunca levantou a voz, nem me bateu, mesmo quando nas minhas travessuras eu merecia, era um amigo, companheiro pra todos os meus momentos.
Pai-sendo-perturbado
Todos os dias ao chegar de seu trabalho, meu pai obedecia o seu famoso ritual de tomar banho, jantar e ler seu jornal, eu gostava de perturbar ele e sentia orgulho de vê-lo lendo linhas após linhas do seu jornal preferido, depois calmamente comentar sobre todos os assuntos comigo, nunca pude saber se meu pai percebia meus olhos brilhando de tanta felicidade por ele estar passando todos seus conhecimentos para mim e eu é claro, prestava uma atenção em cada assunto, para de vez em quando perguntar e saciar as minhas curiosidades de menino guri.
Pai-conversando
Lembro que meu pai tinha um amigo chamado Magalhães, tão inteligente quanto meu pai, mas de idéias políticas, sociais, futebolistas totalmente diferentes e por conta disso, passavam horas e mais horas discutindo sem nunca chegarem a um acordo.

Eu ficava de mãos dadas com meu pai com medo que pudesse acabar em confusão, porém logo era tranquilizado pelo Magalhães que dizia:

"Calma, que seu pai e eu divergimos em tudo, porém somos amigos de sangue e só discuto com ele por saber que é inteligente e sabe como argumentar suas idéias, nunca iremos brigar, pois nos respeitamos como irmãos".

Aquilo de certo modo me tranquilizava e também me serviu de aprendizado na minha caminhada pela vida, pois me ajudou a saber que, quando duas pessoas tem respeito uma pela outra, mesmo que tenham opiniões tão contraditórias, podem sim, serem amigas e compartilhar seus conhecimentos, assim era a amizade de meu pai com seu amigo Magalhães.

Até daqui a pouco ...

Beijos,
Contos do Guri

13 comentários:

  1. Pai é sempre o melhor exemplo para o filho, ter respeito pelo próximo é um dos exemplos que o pai tem que mostrar, Rafael bjs.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus você teve um pai maravilhoso e que te ensinou a ser uma pessoa de bem.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Os pais devem procurar sere exemplo de vida pros filhos,pois são lições pra vida toda,ótimo post.bjus.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa,como sempre arrasou em suas memórias,e sabe que lendo as suas,lembro das minhas tbm,as vezes um pouco inversas,como essa,meu pai não gostava de lê,mas mesmo assim adoro lê as suas amigo. Fico feliz que seu pai tenha te dado um bom exemplo,ética que levamos para sempre.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Amado que lindas memórias, que exemplo maravilhoso que seu pai passou a você! é muito bom ter um pai presente! isto você nunca mais vai esquecer!beijinhossssssssssss
    Rúbia

    ResponderExcluir
  6. todos vemos nos nossos pai, algo muito bom, que é isso que eles quer passar para nos filhos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. EU GOSTEI MUITO DO SEU POST AMIGO, LINDA SUAS MEMORIAS .. OS FILHOS SEMPRE USAM OS PAIS COMO ESPELHO

    ResponderExcluir
  8. EU AMEI ESSE POSTE,PAI É A MELHOR EXEMPLO QUE TEM PARA PASSAR PARA OS FILHOS,EU AMO MEU PAI,ELE É UM EXEMPLO MUITO BOM NA MINHA VIDA,EU AGRADEÇO A DEUS PELO MEU PAI,PARABÉNS PELA POSTAGEM BEIJOS

    ResponderExcluir
  9. Que belo exemplo recebeu de seu pai, tenho certeza que é muito orgulhoso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus seu pai gostava de ler jornais e compartilhava com você os assuntos lidos.Isso mostra que ele queria que você se interesse também pelo gosto de ler.Parabéns pelo post.Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Rafael , amei sua postagem em todos os aspectos , no exemplo de pai pra filho , no orgulho e amor de filho pra pai e no respeito entre duas pessoas com ideias divergentes o que infelizmente está faltando muito nos dias de hoje , bjs.

    ResponderExcluir
  12. Adoro seus textos, que de forma descontraída e até mesmo simples elucida assuntos diversos e até mesmo nos coloca a refletir. E quando duas pessoas se respeitam a diferença de pensamentos não é obstáculo e muito menos motivo de briga numa amizade. Abraços

    ResponderExcluir
  13. teu conto chega em boa hora, no meu face tem alguns que não estão sabendo dialogar sobre política sem acabar em briga, sou totalmente contra isso, sou da paz. parabéns pelo post, bjs

    ResponderExcluir