Pular para o conteúdo principal

Translate

Preconceito?

Preconceito, um modo de ocultar as nossas fraquezas


Preconceito ouvi essa palavra pela primeira vez quando eu deveria ter uns 8 anos de idade quando conheci um possível preconceito, não sabia o significado desse termo até então ou talvez fosse coisas da minha cabeça que tivesse acontecido realmente algo nesse sentido, porém a verdade é que naquele dia, bem...

Era um dia comum na minha sala de aula, a "tia" (assim era chamada a professora) ensinava para nossa turma do primário (ensino fundamental) normalmente, eu ficava bem no fundo da sala, pois achava que lá teria uma visão por completo do quadro negro e de toda sala de aula.
Preconceito-sala-de-aula
A sala era dividida em três colunas de mesas e cadeiras, a coluna da direita, do centro, da esquerda. Eu sentava na do centro e uma colega da raça negra (que vou chamar de Bernadete, nome fictício) a direita, também no fundo da sala.
Preconceito-fez-xixi

Durante a aula Bernadete levantou o dedo pedido para ir ao banheiro e a "tia" (professora) nada de ver, passaram-se alguns instantes Bernadete tornou a levantar o dedo já parecendo aflita, mais uma vez a "tia" nada viu. Olhando a aflição da Bernadete, tentei saber o que tanto queria com a "tia", mas por timidez ou qualquer outra coisa, não me disse, contudo, persistia em levantar o dedo para que a "tia" visse (em vão), nisso vi uma poça d'água vindo de sua direção, logo imaginei que Bernadete estivesse querendo ir ao banheiro quando levantava o dedo repetitivamente e cada vez mais ansiosa e a "tia" nem notara, aliás, só percebeu quando ocorrido já tinha acontecido.
Preconceito-professora-briga-aluna
Não preciso dizer que a Bernadete entrou em pânico, eu vendo aquela situação desesperadora dela, torcia para que a "tia" verdadeiramente nem percebesse, mas a minha torcida foi atoa, pois a "tia" não somente viu, como começou a falar alto em bom som que a menina tinha feito xixi no chão e sem parar, chamou-a de porca, sem educação, indisciplinada em ter feito aquilo durante a sua aula, isso é preconceito?
Preconceito-turma-da-gargalhada
Nossa! A turma toda olhou para traz começando a dar gargalhadas daquela lamentável situação (seria uma atitude de preconceito?), nem preciso dizer que Bernadete começou a chorar sem parar, não me segurando, levantei da cadeira falando:"Tia a senhora está errada, pois ela cansou de levantar o dedo várias vezes pedindo a sua atenção, mas a senhora nem ligou" a professora sem me responder, encerrou o assunto ordenando que todos fossem merendar.
Preconceito-pátio-da-escola
No pátio do colégio onde merendávamos as outras meninas da turma olhavam para a Bernadete e continuavam rindo sem parar e cada vez mais deixando-a constrangida(isso é preconceito?), sentindo isso, cheguei perto dela, perguntando se não iria merendar, no que me respondeu dizendo não ter levado merenda, sendo assim, como levo um pão doce e um refrigerante todos os dias, achei por bem dar a minha merenda para ela, quem sabe assim parasse de chorar.
Preconceito-professora-aviso
A "tia" viu esse meu ato, me chamou para que fosse até ela, me perguntou o porque de ter feito aquilo (dar minha merenda para Bernadete), prontamente respondi que ela estava muito triste com o que aconteceu na sala de aula e ali no pátio todos continuavam rindo dela não querendo-a por perto e como levo merenda todos os dias, achei que o melhor seria dar a minha merenda a ela, pois não me faria falta e para ela seria melhor, a "tia' me olhou e disse: "Está certo, mas nunca mais faça isso, viu?" (seria outra atitude de preconceito?) Eu não sei se ela estava certa, mas a verdade é que depois daquele dia, eu desobedeci a "tia" várias vezes.

Lição: Na minha opinião esse tipo de atitude devia ser proibido entre os professores e alunos, todos deveriam ser tratados em pé de igualdade, pois que mensagem uma professora dessas passa aos alunos?

Vocês acharam que houve preconceito? Opinem!

Beijos,
Contos do Guri

Comentários

  1. E amado é muito ruim o o preconceito ainda mais vindo de uma professora né! beijinhosssssss
    Rúbia

    ResponderExcluir
  2. Preconceito infelizmente ainda existem, e acho mais incrível que o preconceito venha de uma professora, que estudou, se formou, o exemplo em uma sala de aula tem que ser do professor, Rafael abraços.

    ResponderExcluir
  3. O preconceito é triste e destrói a alma e vindo de quem deveria ensinar a criança exatamente a ser generosa com os colegas,é dose viu.Mas existe e devemos combater.òtimo artigo,bjus.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda existe preconceito :/
    A criança aprende tudo quilo que lhe é passado, e é triste ver alguem que deveria passar caráter virtue e respeito enresinando o preconceito

    ResponderExcluir
  5. tambem acho todos são iguais e deve ser trato igual eu acho isso que esta professora fez uma besteira

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Sim, acontece muito infelizmente, e isso acaba afetando as crianças negativamente.
    Achei linda tua atitude Rafa, mesmo eu não gostando de desobediência, achei que nesse caso que você fez bem!

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
  7. Que história mais triste e que professora mal educada e desinformada. Provavelmente ela tinha ouro na dobrinha da orelha pra se sentir superior assim. Somos todos iguais e melhor ainda a tua atitude, afinal não estavas fazendo nada de errado. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Você está correto amigo!!
    Isso não se faz com ninguém. menos
    A errada foi a professora que não atendeu ao pedido da aluna, ocasionando o episódio triste.Ainda bem que você estava lá e consolou a amiguinha,deixando-a menos constrangida com o seu ato.Bjssss

    ResponderExcluir
  9. Com certeza houve preconceito. Na minha opinião uma professora assim não merece a profissão que tem.
    Linda sua atitude de ajudar a colega, parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Com certeza na minha opinião houve preconceito. Acho que uma professora assim está na profissão errada,já que elas são um dos primeiros espelhos das crianças depois dos pais.
    Sua atitude foi linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. a professora agiu mal e humilhou a menina, que tristeza. você agiu corretamente, tenho certeza que ela jamais vai esquecer da tua compreensão, bjs

    ResponderExcluir
  12. O preconceito pode não ser visto bem claro entre as pessoas, mas sempre há! Uma História dessa é para nos refletir sobre isso, uma coisa tao vergonhosa do ser humano! Parabéns pelo post e bjs!

    ResponderExcluir
  13. Sim,a professora agiu muito mal,mas antigamente era assim mesmo,elas abusavam da autoridade,e não adiantava falar com os pais que eles agraddecião,sempre avia isso na sala de aula.
    Tbm sofrir muito preconceito por ser super magra,mas como era um tantão atrevida,respondia a altura,me chamavão de caniço,e eu os chama de baleia, etc.
    Que pena que naquela época ñ escistia justiça,mas por outro lado,escistia mais respeito,entre os professores,os pais etc.
    Amei o post Rafa,parabéns.
    Bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tanto tempo

Tempo brinca na vida, quando vamos ver, não há mais tempo O tempo não me roubava você Num tempo em que nada me roubava você  eram seus olhos que podiam tocar todos os meus momentos  As suas palavras pulsavam como um sempre no meu coração  Minhas imaginações trasbordavam de um novo mundo todos os dias com você Isso o tempo malvado levou e aqueles momentos juntos com você se foram  pra bem longe de mim  Os seus olhos parecem estar proibidos de tocarem  aqueles momentos nesse hoje Mas suas palavras ainda estão aqui como sempre,  não são como antes por não poder ouvir como antes,  mas sim como posso agora Sabe aquele jeito que você tem quando assopra tirando o cabelo do rosto?  Na minha imaginação é um jeito seu de me seduzir, engraçado né? E sem saber você me conquistava cada vez mais,  eu sei do medo que tem...  Sim foram muitas coisas que aconteceram durante esse tempo Esse tanto tempo que fez sem remorso acontecer espaços,  acho que a minha i

Amor a luz do dia

Amor e a contemplação dele na luz de um dia Caminham as horas no dia nublado com sol...  Imaginando encontrar você ao acordar  Ligo... A ligação não é completada  Então lhe chamo no silêncio que ficou...  Sim! Vem a mim todos momentos que eu pude ser seu As cumplicidades das madrugadas pareciam terem vidas...  Vidas que agora recordo Dentro das asas do tempo chegávamos voando até o quarto do éden...  Pairávamos no ar entre paredes coloridas do amor  O cheiro era suave desse amor ... Jardins, flores, nós... Sempre, nós O seu olhar castanho escuro brilhava ao ver além do que sonhávamos...  Num lugar mágico, vivíamos, ricos de cores e sabores...  E assim o cinza do céu dava lugar ao sol, visto através das nossas almas apaixonadas...  Era a forma mais bonita quando o sol refletia seu corpo pra mim, encanto  Em sonhos, puxava você para os meus braços, beijava lentamente até seu despir...  Hum... Cabelos longos, pele branca e macia... Mistura de anjo e

Máscara do medo

Máscara do medo, quem nunca deu de frente com uma? Máscara do medo é um conto onde mostra que em nossas vidas sempre de alguma maneira iremos encontrar alguém com sua máscara querendo nos amedrontar. É, eu gostava de brincar, não tinha hora para voltar para casa mesmo com a minha mãe com seus chamados para almoçar, lanchar, eu queria mesmo era ficar na rua até o último amiguinho ir embora e no período de carnaval ai que não tinha jeito, pois corria todo feliz sem medo algum atrás dos mascarados, bate-bolas com suas fantasias feias de máscara do medo para assustar. Bem, assim eu pensava não ter medo até quando numa dessas correria atrás desses meninos fantasiados com máscara do medo, de repente eles resolveram assustar de verdade ao me cercar começaram a fazer estranhos barulhos com a boca que eu ainda não tinha ouvido em nenhum outro mascarado, esse som vindo da boca deles me fez chorar e pedir ajuda a minha mãe. Minha mãe como todas tem sempre 1000 mãos para n