Pular para o conteúdo principal

Translate

Empinar pipa ou jogar bola?

Pipa? Eu nunca soube mexer nisso


Pipa, eu particularmente não gostava muito empinar pipa, não era a minha brincadeira favorita, mesmo porque, não via graça em empinar uma pipa no alto e ficar fazendo (as vezes) um esforço danado para mantê-la nas alturas, mas meus amigos adoravam e trocavam jogar bola num terreno baldio por esse treco (empinar pipa).
Pipa-soltando
Então como eu queria era brincar mesmo, comecei a observar como eles faziam para que a pipa permanecesse no alto e qual seria o objetivo dessa brincadeira, observei vários amigos e pensei em comprar uma pipa e soltar também.
Mas como comprar pipa? Como escolher a melhor?

Pedi para que meu colega Julio fosse comigo comprar e escolher a minha primeira pipa, depois de te-la, comecei a colocar ela no alto, o vento estava nesse dia até me ajudando sem precisar muito esforço para conseguir empinar, mas não durou muito no alto, pois de repente apareceu uma pipa em minha direção e sem saber como fazer e entender, berrei aos meus amigos para saber o porque daquela outra pipa está vindo na direção da minha, visto que, o céu tinha espaço até demais para outra fica longe.
Pipa-sem-entender
Eles riram e começaram a gritar para que abaixasse rápido senão ela iria "cortar" a minha e por mais ligeiro eu fosse, não evitei o pior, a minha primeira pipa foi cortada, naquele dia mesmo perguntei ao Julio por qual motivo o outro me "cortou" e ele explicou que esse era o objetivo da brincadeira, ou seja, cruzar, cortar, embolar uma pipa na outra.

Bom, nesse dia, minha mãe gastou um bocado de dinheiro, pois eu empinava a pipa e logo me cortavam, cismado com essa brincadeira, pois sempre estava perdendo para os outros, tornei a olhar no que os meus amigos colocavam na linha para que não perdesse mais pipa como estava perdendo, descobri que colocavam na linha um tal de cerol (vidro moído com cola de madeira) para ajudar a não perder tantas pipas, mas essa experiencia não foi nada boa, pois quando fui empinar a pipa, o primeiro puxão que dei na linha cortei foi o dedo e nunca mais coloquei mais aquilo. Contudo, teria que aprender uma outra forma onde pudesse fugir das outras pipas sem perder a pipa, pois na certa a minha mãe não gastaria mais dinheiro comigo pra isso.
Pipa-aprendendo-empinar
O dias foram se passando, cada vez mais sabendo como fugir com a minha pipa das outras e chegar em casa com a mesma pipa me deixava de certa maneira orgulhoso com o meu feito, pois nem cerol usava, mas como nada é 100%, aconteceu num desses dias, fui surpreendido por uma pipa muito veloz não dando tempo de correr com a minha, acabei perdendo-a, triste, cabisbaixo, fui para casa sem a pipa, não tive coragem para pedir a minha mãe dinheiro para comprar outra, então resolvi eu mesmo fazer uma e empiná-la bem ao lado dos meninos mais velhos (os mesmos que cortaram a minha), pois ficando ao lado deles, não teriam motivos de cruzar, embolar, cortar a minha.

Fiz uma pipa linda, toda azul (até a rabiola), eles quando me viram pareciam não gostar dessa minha ideia de estar ao lado deles, mas não liguei, afinal só queria mesmo era empinar a pipa feita por mim.

Esses meninos mais velhos soltavam as suas pipas com carretel de linha bem grande deixando as deles bem longe, quase nem dava para vê-las, eu todo orgulhoso iria empinar a minha pertinho deles e quem sabe entraria no grupo como o integrante mais novo.

Pedi ao meu colega para segurar a pipa para que eu pudesse empiná-la de uma só vez, dei um tremendo puxão e lá estava bem no alto a primeira pipa feita por mim, toda azul cortando o céu, Julio que me ajudou nesse feito, pulava de alegria assim como eu.
Pipa-nada-perfeito
Mas nem tudo é perfeito e de repente o vento muda de direção (não sabia que isso acontecia), a minha pipa começou a mergulhar em cima nas outras dos meninos mais velhos cortando as linhas de todas, uma a uma, as pipas deles começaram a irem embora cheias de linhas (o que era pior).
Pipa-correria-atrás-de-mim
Eles olharam para mim e meu colega com as caras enfezadas, só dando tempo para eu dizer para o Julio correr, não olhar para traz e vamos o mais depressa que puder sair daqui, pois se eles nos pegassem, estaríamos fritos, nunca corri tanto na minha vida, nem jogando bola, parecíamos dos foguetes.

O fato é que, desde esse dia, eu e Julio, nunca mais empinamos pipas, preferindo brincar de outras coisas menos "perigosas" do que soltar pipa.

Beijos
Contos do Guri

Comentários

  1. Oiiii
    Nem um dos dois....kkkkk
    Acho que se (tentei) empinar pipa foi bem poucas vezes...e nem consegui tira-la do chão...kkkkk
    E acho um crime usar cerol.
    Quanto a jogar bola...nunca joguei e é um espote que não me atrai...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. A história ficou bacana e serviu a lição,
    também prefiro que as meninas brinquem de bola,
    acho menos perigoso.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu odiava as duas coisas, meus irmãos gostavam. Quando eu via aquele tanto de garotos enchendo as ruas de pipas ou batendo no portão para recuperar uma pipa cortada eu ficava com muita raiva,kkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis jogar bola ou outras brincadeiras aqui no meu bairro, achava pipa perigosa pois colocavam cerol :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Na época em que era jovem (infância e adolescência) eu jogava bolita, e empinava pipa, mas os tempos erma outros e eu só usava barbante, mas minhas pipas nunca foram muito alto rsrsr
    O bom de tudo é que tu teve uma infância mega alegre e divertida mesmo que com esses "perigos"
    Como sempre adorei Rafa!

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente está geração muitos não sabe como era prazeroso e divertido estado brincadeiras... Hoje em dia estamos perdendo está essência para às tecnologia e nos restando as lembranças de bons e agradáveis tempos
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tanto tempo

Tempo brinca na vida, quando vamos ver, não há mais tempo O tempo não me roubava você Num tempo em que nada me roubava você  eram seus olhos que podiam tocar todos os meus momentos  As suas palavras pulsavam como um sempre no meu coração  Minhas imaginações trasbordavam de um novo mundo todos os dias com você Isso o tempo malvado levou e aqueles momentos juntos com você se foram  pra bem longe de mim  Os seus olhos parecem estar proibidos de tocarem  aqueles momentos nesse hoje Mas suas palavras ainda estão aqui como sempre,  não são como antes por não poder ouvir como antes,  mas sim como posso agora Sabe aquele jeito que você tem quando assopra tirando o cabelo do rosto?  Na minha imaginação é um jeito seu de me seduzir, engraçado né? E sem saber você me conquistava cada vez mais,  eu sei do medo que tem...  Sim foram muitas coisas que aconteceram durante esse tempo Esse tanto tempo que fez sem remorso acontecer espaços,  acho que a minha i

Amor a luz do dia

Amor e a contemplação dele na luz de um dia Caminham as horas no dia nublado com sol...  Imaginando encontrar você ao acordar  Ligo... A ligação não é completada  Então lhe chamo no silêncio que ficou...  Sim! Vem a mim todos momentos que eu pude ser seu As cumplicidades das madrugadas pareciam terem vidas...  Vidas que agora recordo Dentro das asas do tempo chegávamos voando até o quarto do éden...  Pairávamos no ar entre paredes coloridas do amor  O cheiro era suave desse amor ... Jardins, flores, nós... Sempre, nós O seu olhar castanho escuro brilhava ao ver além do que sonhávamos...  Num lugar mágico, vivíamos, ricos de cores e sabores...  E assim o cinza do céu dava lugar ao sol, visto através das nossas almas apaixonadas...  Era a forma mais bonita quando o sol refletia seu corpo pra mim, encanto  Em sonhos, puxava você para os meus braços, beijava lentamente até seu despir...  Hum... Cabelos longos, pele branca e macia... Mistura de anjo e

Máscara do medo

Máscara do medo, quem nunca deu de frente com uma? Máscara do medo é um conto onde mostra que em nossas vidas sempre de alguma maneira iremos encontrar alguém com sua máscara querendo nos amedrontar. É, eu gostava de brincar, não tinha hora para voltar para casa mesmo com a minha mãe com seus chamados para almoçar, lanchar, eu queria mesmo era ficar na rua até o último amiguinho ir embora e no período de carnaval ai que não tinha jeito, pois corria todo feliz sem medo algum atrás dos mascarados, bate-bolas com suas fantasias feias de máscara do medo para assustar. Bem, assim eu pensava não ter medo até quando numa dessas correria atrás desses meninos fantasiados com máscara do medo, de repente eles resolveram assustar de verdade ao me cercar começaram a fazer estranhos barulhos com a boca que eu ainda não tinha ouvido em nenhum outro mascarado, esse som vindo da boca deles me fez chorar e pedir ajuda a minha mãe. Minha mãe como todas tem sempre 1000 mãos para n